Como montar uma cozinha industrial

A primeira dúvida que vem à cabeça de quem quer abrir um negócio no setor alimentício é: quais são os equipamentos necessários para montar uma cozinha industrial? Para responder esta pergunta, o proprietário deve ter em mente, primeiro, qual o ramo de atividade que vai desenvolver.

Esta informação é fundamental, por que para cada tipo de alimento – lanche, pizza, marmitex, bolos – há uma série de equipamentos necessários, e esta definição prévia é de suma importância para que não haja aquisições desnecessárias. Muitas vezes, alguns projetos priorizam equipamentos caros, mas que não se adequam à realidade do cliente.

Definido o ramo de atividade, o proprietário deve então pensar na particularidade da cozinha industrial, ou seja, as refeições ali preparadas devem ser feitas de forma rápida, dinâmica e organizada, sem esquecer de conceitos como higiene, funcionalidade e qualidade.

Analisado o contexto, o proprietário deve partir para a fase inicial do projeto: o planejamento. Assim, a primeira decisão a ser tomada se refere à escolha da empresa que fornecerá os equipamentos para a nova cozinha industrial. É preciso optar por uma equipe que conte com profissionais capacitados e experientes, para apresentarem as melhores opções do mercado.

Após escolhida a empresa que fornecerá os equipamentos, é hora de analisar as necessidades de produção, definindo assim a quantidade de alimento que deve ser produzido para alinhar a compra dos equipamentos.

Numa linha geral, uma cozinha industrial deve ter:

Áreas para recepção dos alimentos vindos dos fornecedores;

Equipamentos para armazenar alimentos como geladeiras, freezers, câmara fria e despensas;

Áreas para higienizar alimentos como pia de aço inox e bancada;

Áreas para preparo inicial como fatiamentos e cortes;

Áreas para guardar utensílios como panelas, vasilhames e talheres;

Equipamentos para cozimento como fogão, forno, chapa, fritadeira;

Equipamentos de exaustão como coifas;

Áreas de lavagem de utensílios como pia, bancadas e lavadora de louças;

Local separado para colocar o lixo (dentro da cozinha as lixeiras devem ter pedais).

O interessante da escolha de uma empresa séria e comprometida está no fato de que o cliente terá um projeto único e personalizado para seu negócio, ou seja, a ajuda profissional neste caso é de suma importância para o desenvolvimento do trabalho.

Criada em 2014, a BR&SP conta com profissionais especializados em grandes projetos de cozinha industrial. A experiência dos membros da equipe é o principal capital da empresa, que oferece projetos personalizados com a melhor relação custo-benefício.

Está interessado em montar uma cozinha industrial, mas não sabe por onde começar? Ligue para a BR&SP que nossa equipe de profissionais está pronta para lhe ajudar.